Páginas

domingo, 20 de março de 2011

HIPOTIREOIDISMO

O que é?

É a diminuição da produção dos hormônios tireoidianos e resulta em um metabolismo mais lento, o que pode provocar o ganho de peso. Outros sintomas, como cansaço, depressão, pele ressecada, unhas quebradiças, constipação intestinal, anemia, falta de apetite, inchaço, sonolência, câimbras musculares e aumento dos níveis de colesterol sanguíneo, podem aparecer.

Pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de brasileiros tem hipotireoidismo, a grande maioria não diagnosticada.

Pode ser causado por predisposição genética, ação de anticorpos contra a tireóide (por meio da alergia alimentar tardia) ou baixa ingestão do mineral iodo-mineral essencial para a produção de T3 e T4.

A deficiência de um outro mineral, o selênio, também pode estar relacionado ao mau funcionamento tireoidiano. Isso porque o mineral auxilia na proteção de células da tireóide contra os radicais livres, atuando como antioxidante. Porém, a deficiência de outros nutrientes como o zinco, cobre, vitamina A, E, B2, B3, B6, C, ferro, zinco e proteínas também se relacionam com o mau funcionamento da tireóide.

Alimentos importantes para o bom funcionamento da tireóide:

  • Peixes e linhaça: ricos em ômega 3—gordura essencial para o funcionamento da tireóide.
  • Alimentos fonte de iodo como algas marinhas (kombu, nori, wakame, Agar-agar, clorela, spirulina) e sal iodado (cuidado com a quantidade!).
  • Alimentos ricos em selênio: principalmente castanha do Pará, nozes, noz-pecã, avelãs, amêndoas e macadâmia).
  • Quinua (quinua cozida, flocos de quinua ou farinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário