Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Quero me tornar vegetariano. Será que tem algum problema?

Polêmicas a respeito das razões que levam as pessoas a se tornarem vegetarianos a parte, não tenho dúvidas que uma dieta vegetariana equilibrada traz muitos benefícios para a saúde e para o meio ambiente. No meio científico isso já é consenso já algum tempo. Há vários estudos mostrando vários benefícios da exclusão da carme, sempre aliado a uma dieta equilibrada.

Ultimamente, tenho sido muito questionada sobre o processo até o vegetarianismo. Muita gente fica na dúvida em tirar a carne, achando que se tornar vegetariano ou até mesmo semi vegetariano pode trazer alguma deficiência para o organismo.

A questão toda da carne envolve muita coisa, sem sombra de dúvidas. Porém, o que eu quero deixar claro é que toda dieta vegetariana é saudável desde que tenha um equilíbrio, assim como uma dieta onívora. O que eu mais vejo por aí são pessoas querendo se tornar vegetarianos com péssimos hábitos alimentares, e essa prática pode piorar o estado nutricional do indivíduo. De forma geral as pessoas compensam a falta de carnes com carboidratos refinados e gorduras como por exemplo: batata frita, sorvete, açúcar, produtos industrializados. Além disso, não comem vegetais, frutas e torcem o nariz para tudo que é integral. E isso é bom? Claro que não! Isso é muito pior. 

Por isso que eu defendo, antes de tudo, um acompanhamento nutricional para corrigir ou melhorar os hábitos alimentar independente do tipo de vegetarianismo, da mesma forma que uma pessoa que decide restringir a sua alimentação por qualquer motivo ou patologia. Gente, é muito importante o acompanhamento. 
Além do que cada pessoa tem necessidades diferentes, ou seja, para cada um, pode haver diferenças com relação à adequação da dieta, diferenças com relação como o organismo processa o alimento, se a quinua, que é tanto indicada, é um veneno ou não para a pessoa em questão. 

Portanto, muita calma para generalizar qualquer coisa. Pode ser um problema se tornar vegetariano como pode ser o melhor caminho para o seu organismo. Procure sempre uma orientação e acompanhamento especializado! Mais importante do que tirar a carne da sua vida, é se tornar uma pessoa mais saudável!

Um abraço,

Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário