Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

E o ponteiro da balança de que não sai do lugar?


É muito comum encontrar alguém com um certo desespero quando se fala em números da balança. Quem quer emagrecer e está seguindo um plano de alimentação e exercício sabe bem o que é isso:  “como eu não perdi (mais) peso????”. O objetivo pode ser até diferente, pois muitas pessoas lutam para ver o ponteiro aumentar. E assim a balança leva a fama de má dessa história toda. 

Quantas vezes isso já aconteceu com você? Ou, se não aconteceu, quantas vezes você já ouviu isso de alguém que realmente está fazendo tudo direitinho (alimentação + exercício) afim de mudar a composição corporal? 

O fato é que muitas coisas acontecem dentro do nosso organismo e acabamos não percebendo. E a mudança de composição corporal é uma delas. 

Se você ainda é daquelas pessoas que só usa a balança para saber se emagreceu ou ganhou massa muscular, saiba que isso é um erro muito grave. Conforme demonstrado no desenho, uma pessoa com a mesma altura pode pesar o mesmo  e ter uma  composição corporal diferente.  Ou seja, a medida do IMC (Índice de Massa Corporal), que avalia a pessoa segundo o seu peso e altura é totalmente equivocado quando avaliamos composição corporal de uma pessoa. O ideal é avaliar a composição corporal por meio de métodos específico.
Preste bem a atenção nessa foto da esquerda. Aqui temos o mesmo peso representado: 1 quilo de gordura e 1 quilo de músculo.

Como a gordura tem uma densidade menor quando comparado ao da massa muscular, ela acaba ocupando mais espaço. Na prática, isso quer dizer que quando se perde 1kg de gordura as medidas tentem a diminuir mesmo se a pessoa ganhe a mesma quantidade de peso massa muscular. Assim, uma pessoa que perde 1kg de gordura e ganha 1kg de massa muscular tem um resultado muito positivo, apesar da balança não ter alterado. 

Mas como saber o que está acontecendo com a composição corporal? Só fazendo avaliação de composição corporal. Há vários métodos e os mais comuns são: pregas cutâneas e bioimpedância. Apesar de todos os métodos terem suas limitações é de extrema importância o acompanhamento periódico para saber ao certo o que está acontecendo no nosso organismo. 

Lembre-se que a mudança de composição corporal deve ser planejada a longo prazo, pois o organismo não transforma gordura em massa magra de uma hora para outra. Trace uma meta e procure orientação especializada  individualizada com um plano de atividade física e alimentação saudável. Somente assim você conseguirá chegar na sua meta de forma saudável, sem agredir o organismo. 

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário