Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Como o açúcar afeta o cérebro?

Recentemente postei esse vídeo sobre como o açúcar afeta no nosso cérebro na minha página do Facebook e resolvi comentar sobre isso aqui no Blog.



É impactante quando uma pessoa que não tem familiaridade com o assunto ouve que o açúcar é tão viciante quanto a cocaína. Mas, conforme mostrado no vídeo, é justamente isso que acontece. Pode ser que você ache que aquela vontade que você tem de comer algo doce todos os dias não tem relação com nada disso, que afinal "é só um docinho e isso não faz fazer mal nenhum", certo? Errado! Comer açúcar todo dia, principalmente o refinado, é muito prejudicial e pode fazer muito mal mesmo em pequenas quantidades, dependendo da pessoa. É mencionado no final do vídeo que o consumo esporádico não tem problema. Porém esse "esporádico" não é todo dia! É esporádico.

O grande problema social hoje é que tudo que nos cerca está recheado de açúcar. Pior: muitos alimentos com ênfase em saúde, que contém poucas calorias e que são "fit" contém uma grande quantidade de açúcar adicionado. Além disso, o hábito alimentar do brasileiro de uma maneira geral é extremamente doce. Além disso, somos um povo emocional e que misturamos hábitos alimentares com estado de espírito (com explicações científicas para esse processo, claro!). Quem não tem lembranças da família comendo doces ou algo parecido? Somos viciados em açúcar.

E agora? O que fazer para sair desse vício?

O primeiro passo é olhar pra si mesmo e se fazer um questionamento: como é a minha alimentação? Fazer uma reflexão pode ajudar nos seguintes passos. Claro que a ajuda de um profissional da área é essencial pois muitos alimentos podem servir como armadilha para isso.

O passo mais importante em um processo de diminuição e eliminação de açúcar é evitar todo e qualquer alimento que tenha açúcar adicionado. E isso incluímos: glicose, xaropes, maltodextrina, lactose, frutose, amidos... Ou seja, todo aditivo entra na conta. Na prática isso seria eliminar produtos industrializados da nossa vida! Mais um ponto para a alimentação da vovó, o arroz com feijão, sem pacotinhos, conservantes e etc. Além disso, cuidar da qualidade da alimentação como um todo vai garantir a ingestão de vários nutrientes importante no controle da regulação da produção de hormônios e substâncias que sinalizam o bem estar. Ou seja, ter uma alimentação equilibrada rica em vegetais, frutas, sementes, oleaginosas, leguminosas, carboidratos integrais e proteínas é a chave para esse controle.

"Mas e o bolo que eu amo comer? O pudim de domingo, como fica?" Não significa que a gente precisa tirar 100% os doces da nossa alimentação. Só não podemos colocar isso no dia a dia. E claro, essa quantidade depende muito de caso para caso. Por exemplo: quando falamos de pessoas ativas, atletas ou sedentários. E outra dica legal: quando for comer, aproveite muito esse momento! Comida é prazer e isso faz parte da nossa vida! Sem neuras, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário